Terça-feira, 27/06/2017, Hora: Bom dia. Seja bem vindo (a)!

Comercializaçãode Grãos

A XPF Agro trabalha prestando um serviço personalizado, com nossos colaboradores buscando as melhores oportunidades e preços no mercado, visando atender a necessidade dos nossos clientes com postagem de informações relevantes, contato diário com os parceiros, comerciantes e indústrias de grãos, buscando sempre encontrar o melhor preço negociado no mercado agrícola.

Produto Disponível e Futuro:

  • Soja: Estimativas para soja em grão indicam uma produção brasileira de 88,9 milhões de toneladas em 2021/2022. Essa projeção é 17,8 milhões de toneladas maior em relação ao que o Brasil vêm produzindo. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos – USDA estima uma necessidade de importações mundiais de 30 milhões de toneladas. As exportações de soja em grão projetadas para 2021/2022 são de 44,9 milhões de toneladas um aumento de 10,8 milhões de toneladas em relação a quantidade exportada pelo Brasil atualmente.
  • Milho: A produção de milho está projetada para crescer 1,7% ao ano nos próximos 10 anos. A área plantada de milho deverá aumentar cerca de 700 mil hectares no mesmo período. A produtividade do milho tem crescido nos últimos 36 anos a 3,62% ao ano (CONAB, 2012), e está previsto crescer 1,25% ao ano nos próximos 10 anos. Seu desempenho nos próximos anos está ligado ao setor de carnes e às exportações.
  • Trigo: A produção projetada de trigo para 2021/2022 é de 6,9 milhões de toneladas, e um consumo de 11,7 milhões de toneladas no mesmo ano. O consumo interno de trigo no país deverá crescer em média 1,2% ao ano, até 2021/2022. O abastecimento interno exigirá importações de 6,2 milhões de toneladas para o mesmo período. Apesar da produção de trigo crescer nos próximos anos o Brasil deve manter-se como um dos maiores importadores mundiais.
  • Aveia: O cereal mais completo sob o aspecto nutricional, tendo um alto teor de proteína, sais minerais e rica em vitaminas, bem como sua importante influência medicinal.

Operações CONAB:

  • PEP: É uma subvenção econômica (prêmio) concedida àqueles que se disponham em adquirir o produto indicado pelo Governo Federal, diretamente do produtor rural e/ou sua cooperativa, pelo valor de referência fixado (Preço Mínimo), promovendo o seu escoamento para uma região de consumo previamente estabelecida. É utilizado quando o preço de mercado estiver abaixo do Preço Mínimo
  • PEPRO: Subvenção econômica (prêmio) concedida ao produtor rural e/ou sua cooperativa que se disponha a vender seu produto pela diferença entre o Valor de Referência estabelecido pelo Governo Federal e o valor do Prêmio Equalizador arrematado em leilão, obedecida a legislação do ICMS vigente em cada Estado da Federação. É utilizado quando o preço de mercado estiver abaixo do Valor de Referência.
  • Leilões do Governo: A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza leilão eletrônico, utilizando recursos da tecnologia da informação, com a interligação das Bolsas de Cereais, de Mercadorias e/ou de Futuros, por intermédio do Sistema de Comercialização Eletrônica, para cumprimento de suas atividades finalísticas e para sua utilização por terceiros. As operações abrangidas pelo Sistema de Comercialização Eletrônica, compreendem:

1) Venda de produtos dos estoques governamentais (com ou sem subvenção).

2) Compra de produtos para atendimento às atividades finalísticas da Conab e aos programas sociais e de abastecimento.

3) Venda e compra simultâneas.

4) Negociação de contratos de opção públicos e privados (venda, compra , repasse e recompra).

5) Programas de subvenção econômica.

6) Contratação de frete.

7) Outros instrumentos de comercialização aprovados pelo Governo Federal.

8) Negociação de produtos agropecuários e insumos para terceiros.

  • Contrato de Opção: O Contrato de Opção de Venda é uma modalidade de seguro de preços que dá ao produtor rural e/ou sua cooperativa o direito, mas não a obrigação, de vender seu produto para o governo, em uma data futura, a um preço previamente fixado. Serve para proteger o produtor rural e/ou sua cooperativa contra os riscos de queda nos preços.

Preços do Mercado Financeiro (BMF e CBOT):

Com o desenvolvimento do cenário econômico e crescimento das negociações de commodities no mundo, o mercado futuro tornou-se ferramenta fundamental na vida dos participantes do mercado agrícola. Tendo repercussão direta e imediata nas bolsas de mercadorias e futuros. Tendo isso em vista a XPF AGRO apresenta algumas informações relevantes para quem deseja conhecer e participar desse mercado.

  • Hedge: Ao participante que tem uma posição de risco inicial, resultante da sua atividade comercial ou de um investimento, utilizamos os mercados futuros para reduzir ou elimiar esse risco preliminar referente sua posição. Como por exemplo: produtores, cooperativas, indústrias de insumos, indústrias têxteis e exportadores.
  • Derivativos: Onde se negocia derivativos financeiros de uma determinada mercadoria ou ativo objeto. É basicamente um contrato que dá ao comprador o direito, mas não a obrigação, de comprar ou vender um ativo a um preço preestabelecido (strike price) em uma certa data chamada (data de vencimento). Quando se compra uma opção, não se tem o ativo objeto, apenas o direito de comprá-lo ou vendê-lo a determinado preço em deteminada data. A opção dá ao comprador o direito, mas não a obrigação, de executar a transação, o vendedor, por sua vez, é obrigado a satisfazer as condições de entrega (no caso de venda de opção de compra) ou recebimento (no caso de opção de venda), se esse direito for exercido pelo comprador.
  • SPREADS: É possível montar estratégias de spread, ficando comprado e vendido ao mesmo tempo, em vencimentos diferentes de uma mesma commodity. Essa estratégia tem um risco menor em relação a uma operação direcional e pode dar ótimos resultados. Quem opera spreads não esta preocupado com a direção dos preços, mas sim com a relação/diferença entre eles. Nada mais é do que se beneficiar das relaçoes entre preços. Seja entre o futuro x físico ou futuro x futuro. Em geral oferecem melhor proteção em situações de extrema volatilidade, em que acontecimentos que fogem ao controle de mercado resultam em sucessivos limites de alta ou limites de baixa, como por exemplo, em caso de geadas, crise no petróleo, guerras e terrorismo. Esses podem variar mais significativamente que o próprio contrato futuro.
  • 3 WAYS: é uma estratégia de operação no mercado futuro onde você utiliza as opções limitando o seu ganho e sua perda em determinado preço e numa determinada data de vencimento. Nesta modalidade o operador compra uma call no dinheiro (opção de compra) ao mesmo tempo vende uma call fora do dinheiro e vende uma opção de venda (put) dentro do dinheiro. Dessa forma você limita seu ganho e sua perda caso o mercado fique oscilando dentro dos preços de exercício (strikes) estabelecidos na abertura da posição.

Ferramenta de Negócio:

  • Sistema Corretor Online: Tem a função de disseminar as ofertas de compra e venda, em tempo real, de forma organizada e padronizada, levando informações que hoje se difundem somente via telefone, e-mail ou MSN. Através da postagem de preços “real time” por compradores e vendedores, conseguimos atender nossos parceiros com eficiência.

Atendimento on-line através da ferramenta de trabalho personalizada de acordo com a aptidão produtiva de cada região, através do nosso sistema proporcionando alta escala em volume de negociação. A ferramenta permite levar uma informação completa e diferenciada, com mais opções para vendedores tomarem decisão, bem como o melhor preço ofertado pelo mercado.

Nosso serviço personalizado através do sistema corretor online nos proporciona credibilidade e alta escala de negócios junto aos comerciantes, cerealistas e indústria de grãos do nosso país.